Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A entrevista: do oral para o escrito

A entrevista: do oral para o escrito. Defesa em 20/01/2013 - UNICAMP,SP.


RESUMO

Este trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Médio. Essa SD focaliza, dentro da esfera jornalística, o gênero “entrevista”, presente em jornais impressos, digitais e em programas jornalísticos de rádio e televisão. O ensino desse gênero justifica-se dada a importância desse instrumento presente em diferentes situações comunicativas do mundo moderno. A entrevista tem como prioridade apresentar o embate de ideias em relação a conceitos, propostas de personalidades públicas e acontecimentos. No entanto, neste trabalho o enfoque não será debater proposições de qualquer pessoa, mas enfatizar as etapas de planejamento, produção oral e retextualização de entrevistas. Os objetivos dessa SD são levar o aluno a compreender, apreender e aprender os conteúdos dos seguintes eixos de ensino: distinguir as características da língua oral e da língua escrita; adequar um texto oral para a modalidade escrita; desenvolver habilidades no uso do discurso direto, discurso indireto, concordância verbal, concordância nominal, coesão, coerência, paragrafação textual e desenvolver a capacidade de síntese a partir do processo de retextualização de entrevistas orais para a norma padrão da língua escrita. A expectativa é que a SD, aqui proposta, além instrumentalizar alunos a serem leitores e escritores proficientes em sua língua materna, possa contribuir, também, com docentes de Língua Portuguesa que possuem dificuldades de contextualizar a gramática normativa no processo de ensino e aprendizagem a partir da gramática internalizada ou implícita que o aluno já traz para a sala de aula antes de adentrar no ensino do conhecimento sistematizado.

Palavras- chave: Esfera jornalística; Gênero “entrevista”; Sequência Didática; Língua Oral; Língua Escrita; Língua Portuguesa; Retextualização; Ensino Médio.





Nenhum comentário: