Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Texto para leitura e reflexão

- Ah professor (a), só vou fazer a lição de casa ou na sala, se eu ganhar uma nota ou se você “vistar” meu caderno.
- E é!?
- Ah professor (a) só vim para a escola para ganhar presença.
- Sério?!
- Professor (a), acabei de copiar a matéria. Você vai me dá visto?Você vai me dá nota ou ponto?
- Não! Por quê?
- Ah, então eu não copio mais. Eu não faço mais nada.
- Tem certeza?Você só veio aqui para ganhar uma nota?
Estas são algumas e outras atitudes da maioria dos alunos. Se você pensa assim, de fazer uma atividade sempre atrelada a uma nota ou um ponto ou algo parecido, você sempre será MEDÍOCRE (... abaixo da média... aquém da média do ponto de vista pessoal ou profissional).
Mas, se o seu interesse é compreender o mundo à sua volta, relacionando-o com o passado, com o presente e com o futuro, a nota será uma consequência de tudo isso.
E, se você pretende entrar numa Universidade Federal com a nota do ENEM ou numa boa Faculdade ou Universidade Privada (com bolsa do PROUNI) com a nota, também, do ENEM, você deve está por dentro de tudo o que acontece no mundo.
Você não deve se contentar apenas com algum conteúdo passado na lousa, ou impresso entregue. Você deve, e sempre será a sua obrigação de extrapolar (além do que é solicitado).
Pensando em tudo isso, veja alguns autores recomendados para a leitura de textos literários [...] para você começar a estudar não apenas para ganhar uma nota ou só estudar a partir do 3º bimestre de cada ano para garantir uma aprovação medíocre e esquecendo os bimestres anteriores, mas para adquirir conhecimento e competir de igual para igual com o mundo lá fora, a partir de agora:
“Letras de música popular brasileira, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Machado de Assis, Fernando Sabino, Manoel de Barros, Mario Quintana, Alcântara Machado, Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego, Érico Veríssimo, Lima Barreto, Álvares de Azevedo, Tomás Antonio Gonzaga, Gregório de Matos, Ferreira Gullar, José J. Veiga, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Castro Alves, Gonçalves Dias, Gilberto Freyre, Manuel Antônio de Almeida, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Mario de Andrade, Ignácio de Loyola Brandão, Rachel de Queiroz, Adélia Prado, Olavo Bilac, Aluísio de Azevedo, Martins Pena, Moacyr Scliar, Murilo Rubião, Lygia Fagundes Telles, Osman Lins, Nélida Piñon, Dalton Trevisan, Autran Dourado, José Guimarães Rosa, Gil Vicente, Eça de Queirós, José Saramago, Camilo Castelo Branco, António Lobo Antunes, Nelson Rodrigues, Mia Couto, Oswald de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Euclides da Cunha, Mário de Sá-Carneiro, Luis de Camões, Antonio Vieira, Rubem Fonseca, Gianfrancesco Guarnieri, Ariano Suassuna, Caio
Fernando Abreu.” E outros. (Extrapole)
“Gêneros escritos (não literários): regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulários, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, enunciados escolares, textos informativos de interesse curricular, notícias, reportagens, folhetos de informação, charges, cartas de opinião, artigos de divulgação, artigos de opinião, relatórios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos públicos, contratos públicos, diagramas, tabelas, mapas, estatutos, gráficos, currículos ou definições.” E outros. (Extrapole)
Se você se dedicar aos estudos, sem atrelá-los a uma simples recompensa avaliativa, que às vezes não mede o seu conhecimento, a nota ficará acima da média em consequência de sua dedicação.
......................
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Matrizes de referência para a avaliação Saresp:
São Paulo: SEE, 2009.

4 comentários:

Derland disse...

Seu blog e excelente, seus textos também são ótimos, vou tentar me inspirar no seu blog para melhorar o meu, se quiser depois e só da uma olhada o link ta logo a baixo: http://derlandreflexivo.blogspot.com/

Prof. Eliorefe disse...

ok ,fico feliz pelo elogio.vou olhar sim o seu,com muito prazer.

Anônimo disse...

preciso fazer um trabalho com esses itens :
O QUE É :produção de texto relato texto narrativo.
texto dissertivo e argumentativo.
definição: crônica, relato e conto.
textos informativos: noticias, reportagens e charges.
identificar a organização dos gêneros a partir de sua intencionalidade.
reconhecer um texto a partir de sua estrutura.
exemplifique e identifique a estrutura de cada um dos gêneros pedidos nos itens acima.
obrigada !

Anônimo disse...

preciso fazer um trabalho com esses itens :
O QUE É :produção de texto: relato pessoal e texto narrativo.
texto dissertivo e argumentativo.
definição: crônica, relato e conto.
textos informativos: noticias, reportagens e charges.
identificar a organização dos gêneros a partir de sua intencionalidade.
reconhecer um texto a partir de sua estrutura.
exemplifique e identifique a estrutura de cada um dos gêneros pedidos nos itens acima.
obrigada !