Páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

“Quem Quer Ser um Milionário?”

Resenha de “Quem Quer Ser um Milionário?” DIREÇÃO: Danny Boyle ANO:2008

Grande vencedor do Oscar neste ano, o filme do diretor britânico Danny Bctyle conta a história de Jamal Malik, um jo¬vem favelado da índia.Ele havia perdido a mãe quando criança e cresceu nas ruas junto com o irmão mais velho, Salim. A história começa com o rapaz prestes a ganhar o prémio de 20milhões de rúpias no programa de televisão Quem Quer Ser um Milionário? - valor máximo, ja¬mais conquistado por ninguém. Jamail só precisa responder a rmis uma pergunta. Por suspeita de trapaça, a última etapa do jogo é adiada para o dia seguinte, e o menino é preso.
Sua história de vida então, é contada aos poucos, numa espécie de flashback - o garoto rememora passagens de sua vida, desde as cómicas até as mais dramáticas,como a morte da mãe rum massacre de cunho religioso. O visual na tela é clara¬mente inspirado em Cidade de de Deus (veja na pág. 10). O aspecto geral das favelas de Mumbai (ex-Bombaim), onde o filme foi rodado, é em tudo semelhante ao dos morros do Rio de Janeiro.
O longa tem forte caráter crítico. As cenas mostram a realidade desumana da índia, um país pobre com grave de¬sigualdade social e econômica, no qual favelados e moradores de rua enfrentam um cotidiano de miséria e violência. Em contrapartida, no polo da riqueza está o espetáculo da TV, o programa de au¬ditório, manipulando de maneira cínica a vida dos que tentam a sorte em frente a milhões de espectadores, em busca de uma ascensão social.
Tanto o público quarto a produção do programa se espantam cada vez mais, quando o menino que serve café nurna empresa de telemarketing acerta cada pergunta feita e avança rumo ao prémio. Sua rica [e traumática) experiência de vida, porém, está na base dessa sabedoria. O risco é que seu sucesso momentâneo atraia ainda mais violência contra si: da polícia, desconfiada; do crime organi¬zado, com o qual guarda relações; do próprio produtor do programa de TV.
Enfim, Quem Quer Ser um Milioná¬rio? é um ótimo retrato da Índia atual, o segundo país mais populoso do mundo (com mais de l bilhão de habitantes), com setores de ponta na produção de tecnolo¬gia, mas que patina para tirar da pobreza a maior parte da população. Com uma narrativa envolvente e um ritmo intenso, a fita ganhou oito das dez estatuetas a que concorreu no Oscar2009: melhores filme, diretor, roteiro adaptado, canção original, trilha sonora, edição, mixagem de som e fotografia.

(Guia do Estudante 2010 – Atualidades Vestibular +ENEM p.8). Apoio Português - Prof. Eliorefe Cruz Lima - emails: eli39@uol.com.br / eli3964@hotmail.com

Nenhum comentário: