Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Por que muita gente não tem amigos?

“Há amigos mais chegado do que um irmão”.(Pv. 18.24).

Um verdadeiro amigo, como Davi e Jônatas, não é coisa do acaso; é uma dádiva de Deus do mais alto valor, e que deve ser preservada com todo empenho. Há nisso a contribuição humana.

Quando alguém afirma que tem muitos amigos é porque não tem nenhum, no sentido estrito da palavra, como estamos abordando aqui. Ler I Sm 18.1-4; 20.17; 23; II Sm 1.23,26; Pv 17.17; 18.24. Um verdadeiro amido é um tesouro para a vida inteira. Segundo deixa ver Fm v. 15, as boas amizades em Cristo, aqui, continuarão na outra vida. Considerar as expressões “irmãos e amigos” (Sl 122.4), e “irmão e companheiro” (Sl 38.11), “irmão, cooperador e companheiro” (Fp 2.25).

Eis os motivos de muita gente não ter amigos:

01. Pedantismo. Demonstração ostensiva de que sempre sabe mais do que os outros. Ora, quem sabe mesmo, não se preocupa em querer sempre exibir isso.

02. Exagero no falar: Isso é uma forma disfarçada de mentir. Não parece, mas pessoas assim, uma vez descobertas, são evitadas.

03. Ser inconstante. Pessoa que está sempre mudando de atitude, não inspira confiança em ninguém.

04. Mania de chefia. Chefiar é uma coisa; ter mania de chefia é outra. Pessoas assim querem mandar em tudo, ou ter tudo segundo o seu gosto peculiar. Têm sempre a idéia de superioridade.

05. Ser reclamador. Nunca está satisfeito. Ninguém serve. Isso é uma atitude negativa.

06. Ser curioso e intrometido, sem ter liberdade e sem ser chamado para o que for preciso.

07. Ser tagarela. Todo tagarela cria problemas para si e para os outros à sua volta,seja aonde for.

08. Ser precipitado e imprudente. Diz e faz o que não deve dizer, nem fazer, com a desculpa que “eu sou assim mesmo”.Se tal pessoa vier a ter um amigo de fato, muito cedo o perderá. O precipitado é grosseiro, sempre por natureza, mas pelos atos e palavras ferinas. Quando é esse o caso, ele depôs de seus atos impensados quer que todo mundo fique bonzinho com ele.

09. Ser vaidoso, orgulhoso. Gosta sempre de elogio, mas nunca reconhece com palavras e com atos as virtudes dos outros,nem o que fazem com ele.

10. Egoísmo crônico. Pensar somente em si; cuidar só de si mesmo; não se preocupa com ninguém mais.

Se você não sabe porque não tem amigos, examine cuidadosamente a lista a cima...

C.W. Ward (Adaptado)

Colaboração: Professor Eliorefe Cruz Lima

Nenhum comentário: