Páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A estrutura do parágrafo e o tópico Frasal no texto dissertativo argumentativo

A estrutura do parágrafo e o tópico Frasal no texto dissertativo argumentativo
O parágrafo é a dissertação e a argumentação de uma determinada ideia central ou nuclear.É um bloco de texto cuja primeira linha inicia em margem especial,maior do que a margem normal do texto. O parágrafo, além de ser uma divisão gráfica, material, do texto, é uma unidade de composição. Para produzir um bom texto, é necessário primeiro estabelecer as ideias que se quer transmitir e segundo desenvolver cada uma delas em um parágrafo. Em suma, o parágrafo é um grupo de frases que tratam de um mesmo tópico.

Tópico Frasal (relativo a lugar; aquilo de que se trata). É o início de parágrafo,ou uma declaração inicial. Geralmente, este tipo de tópico ocorre no mundo comentado, como o próprio nome indica, trata-se de iniciar o parágrafo fazendo uma declaração.O tópico frasal consiste na frase inicial que expressa,de maneira geral e sucinta,a ideia-tópico que vai ser desenvolvida. Ou ainda: Um enunciado da ideia-tópico que o parágrafo vai tratar. Um bom tópico frasal deve ter três qualidades: deve ser claro, específico e detalhado.
Exemplo:
‘ O hábito de correr, benéfico para o coração, os pulmões e a manutenção da forma física, também origina sérios problemas, principalmente ortopédicos. ’

Outras possibilidades estruturais do tópico frasal: 1.Tópico Frasal Inicial:É o chamado método dedutivo – do geral para o particular – vem primeiro a generalização sobre um determinado tema, depois se seguem as especificações ou particularidades. Esse tipo de estrutura de texto é a mais predominante2.Tópico Frasal Final:É o chamado método indutivo – do particular para o geral – vem primeiro as especificações ou particularidades sobre um determinado tema, contidas no desenvolvimento. Nesse caso, o tópico frasal, é considerado, realmente, a conclusão de um determinado texto. Esse tipo de estrutura de texto é mais raro. Objetivo do tópico Frasal Inicial: Constitui um meio muito eficaz de expor ou explanar idéias. Enunciando logo de saída a ideia-núcleo, o tópico frasal garante de antemão a objetividade, a coerência e a unidade do parágrafo, definindo-lhe o propósito evitando digressões impertinentes. O tópico frasal inicial facilita a tarefa do redator, porque nele está a síntese do seu pensamento, restando-lhe fundamentá-lo.

4 comentários:

Anônimo disse...

ronaldo...

Anônimo disse...

brilha muito no curintians

Anônimo disse...

Antôooonioooo NuNes :)

Anônimo disse...

ME LIVRO SE UM ZERO NA PROVA